Museu da Imprensa – Madeira

O museu vem colmatar a inexistência na Região Autónoma da Madeira de nenhum espaço dedicado à temática da imprensa regional.

2362   186


Description

O museu vem colmatar a inexistência na Região Autónoma da Madeira de nenhum espaço dedicado à temática da imprensa regional.

Inaugurou-se em Agosto de 2013 um museu que veio colmatar a inexistência na Região Autónoma da Madeira de nenhum espaço dedicado à temática da imprensa regional. Quem chega ao centro da vila de Câmara de Lobos, um dos edifícios que dão logo nas vistas é o da Biblioteca Municipal. Adjacente a esse edifício localiza-se o Museu da Imprensa da Madeira, que ocupa um total de dois mil metros quadrados. O Museu da Imprensa – Madeira resulta de um projeto ambicioso e tem como principal missão continuar a inventariar e recuperar todo o tipo de património tipográfico, gráfico e da imprensa na ilha da Madeira. Esta unidade museológica deseja ser uma entidade promotora de atividades culturais. Em exposição é possível encontrar aproximadamente quarenta maquinarias e peças, provenientes de diversas tipografias da ilha, que fizeram a história da Imprensa Regional, desde o seu aparecimento e que permitiram a publicação de mais de trezentos jornais desde a década de 1820 até aos dias atuais. Uma das raridades do museu é uma máquina de impressão rotativa. Este museu pertence à rede de núcleos museológicos de imprensa, do Museu Nacional da Imprensa. Localização: Avenida da Autonomia, 1, 9300-146 Câmara de Lobos. Horário: Terça a Sábado das 09:00 às 17:30 Preços entrada: Bilhete individual – adulto 2,50 € Contacto: (+351) 291 910 135